Olá, lojista! Neste artigo, vou te ensinar a subir seu catálogo de produtos no Instagram. Assim, seus seguidores vão poder visualizar seus produtos e ter uma ótima experiência de compra, integrada com sua rede social!

Antes de seguir lendo o tutorial, recomendo muitíssimo que você assista o passo a passo que gravamos sobre como realizar essa integração. Percebemos que muitos lojistas encontram dificuldades para finalizar o processo e, por isso, fizemos um vídeo super detalhado para te ajudar de ponta a ponta!


[PARTE 1] CONECTANDO O INSTAGRAM À SUA PÁGINA DO FACEBOOK

Você deve acessar o gerenciador de negócios do Facebook. É por aí que vamos fazer o passo a passo para conectar a nossa loja com o Instagram. Para realizar esse primeiro passo, é necessário que sua conta seja comercial.

Navegue pelo menu lateral esquerdo e acesse "Configurações"

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Em seguida, acesse "Ativos de Negócios" (ou "Ativos Comerciais").

Nessa parte, além de ter a sua página no Facebook, você deve adicionar sua conta no Instagram. Uma janela vai abrir para que você se conecte à sua conta do Instagram:

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Algumas pessoas não conseguem adicionar o Instagram pelo Gerenciador de Negócios. Se for o seu caso, você deve adicioná-lo diretamente pela página do Facebook da sua empresa, como na imagem abaixo:

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Depois, volte a acessar o gerenciador de negócios para se certificar de que o Instagram e a página do Facebook estão conectados.


[PARTE 2] VERIFICANDO O DOMÍNIO

Agora, você deve acessar as "Configurações do Negócio" para começar a configurar sua loja. É hora de validar o domínio!

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Aproveite para se certificar que seu Instagram está realmente conectado:

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Acesse no menu lateral a opção "Domínios", dentro de "Segurança da marca". Aperte em "Adicionar" e insira o domínio da sua loja (sualoja.confere.shop ou, se você tiver domínio próprio, insira ele). No exemplo da imagem inserimos o domínio da nossa loja teste, o transbordei.confere.shop.

O Facebook dá algumas opções para verificação de domínio. Você deve escolher a opção "Adicione uma metatag ao seu código-fonte HTML":

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Você deve copiar o código que vai aparecer como meta-tag:

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Em seguida, entre no painel da sua loja e acesse "Editar frente de loja":

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Em seguida acesse "Layout" -> "Inserir Código" e cole o código mete-tag entregue pelo Facebook no cabeçalho (HTML ANTES DE </HEAD>):

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Não esqueça de salvar as alterações!

Após colar a meta-tag no cabeçalho da sua loja, você deve voltar para as configurações do negócio no Facebook e clicar em "Verificar domínio".

PS: Percebemos que em algumas resoluções esse botão fica escondido. Se for o seu caso, diminua o zoom do seu navegador até ele aparecer.

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[PARTE 3] IMPORTANDO SEU CATÁLOGO DE PRODUTOS

Depois de verificar o seu domínio, ainda em "Configurações do negócio", acesse "Fontes de dados" -> "Catálogos" -> "Adicionar" e "Criar um novo catálogo":

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Em seguida, escolha um nome para o seu catálogo. Usamos de exemplo "Confere Shop", mas você nomeia como preferir. Em "tipo", escolhemos "Produto". Escolha o que se adequa à sua loja.

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Com o catálogo criado, vá em "Abrir no Gerenciador de Comércio":

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No Gerenciador de comércio, vá em "Fontes de dados" dentro de "Catálogo" e selecione a opção "Feed de dados", para que possamos puxar o catálogo da loja.

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Ao avançar, selecione a opção "Feed programado":

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Agora você deve voltar ao painel de administrador da sua loja, ir em "Configurações" no menu lateral esquerdo e copiar o link que existe na seção "Integração com Sacolinha do Instagram e Google Shopping":

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Cole o link no gerenciador de comércio e avance:

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Em seguida você vai configurar a periodicidade de atualização dos itens de seu catálogo e a moeda usada na sua loja. Vamos usar o BRL - Real Brasileiro. Sobre a periodicidade, fica a seu critério. Depois, clique em carregar:

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Após esse passo, espere carregar os itens do seu catálogo. Se alguns derem erro, você deve revisá-los (a ferramenta vai mostrar quais deram erro). Vários pontos possíveis podem dar algum tipo de erro, como falta de preço, descrição etc. Caso receba erros, acesse o relatório para ajustár os produtos e sincronize novamente!


[PASSO 4] CRIANDO A LOJA NO INSTAGRAM

Ainda no gerenciador de comércio, vá até "Lojas" e clique em "Ir para lojas":

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Primeiro, selecione onde você vai criar a loja. No nosso caso, será no Instagram:

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Escolha o método de finalização da compra do seu cliente. Como validamos a Confere SHOP para essa integração, selecione "Finalização da compra em outro site". Assim, o cliente vai finalizar a compra diretamente na sua loja.

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Escolha a conta que será vinculada a essa loja. O Facebook vai pedir para que você confirme o e-mail comercial atribuído à conta.

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Na etapa "Adicionar produtos", você vai selecionar o catálogo que criou:

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Em "Adicionar destinos de entrega", selecione o país (ou países) que você vai atuar. No nosso caso, selecionamos apenas Brasil.

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Em seguida, você vai visualizar uma prévia de suas configurações. Verifique se está tudo correto. Você também precisa concordar com o "Acordo do vendedor" do Facebook. Recomendamos que você leia antes de concordar, pois o Facebook é rígido em suas políticas de venda na plataforma.

Por fim, na Visão geral do seu gerenciador de comércio, você vai perceber que as etapas de "Adicionar itens" e "Personalizar loja" estão concluídas. Quando terminar essa configuração, você ainda não vai poder publicar sua loja, pois o Facebook leva em torno de 24h para validar todos os seus dados.

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Depois de todo esse passo a passo, é hora de descansar, tomar um cafezinho e esperar que o Facebook faça o processo. Depois retorne para publicar a loja!


Esse tutorial te ajudou? Se ficou com alguma dúvida, chama o nosso time no chat! Estamos prontos para te ajudar nessa integração. 😁

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