Quer criar um cupom de desconto? Vamos ao tutorial! 👊

Primeiro, você deve acessar o painel de administrador da sua loja e clicar em "Módulos", no menu lateral:

Em seguida, encontre o módulo "Campanhas e descontos":

Acesse o módulo e instale. Perceba que na aba "Configurações", existem 3 formas de criar descontos e campanhas, são elas "Regras de desconto", "Descontos compre junto" e "Brindes".

Nesse tutorial, vamos ensinar como criar um cupom de desconto em "Regras de desconto"!

Regras de desconto

Os campos para serem preenchidos são bem intuitivos, mas vamos explicar cada um deles.

Rótulo: Título (opcional) da promoção. Apenas para facilitar que você identifique essa regra em meio às outras. EX: “Cupom frete grátis”, "Liquidação verão" etc.

Descrição: Texto com informações adicionais sobre a promoção. Para facilitar a lembrança de como funciona essa regra.

Início/Encerramento: Data e hora para limitar o tempo de funcionamento desse cupom específico

Cupom de desconto: É o cupom que vai ser utilizado pelo seu cliente para aplicar o desconto no carrinho. Exemplo: LIQUIDAVERAO, FRETEGRATIS

Campanha UTM: Desconto aplicado caso o usuário acesse a loja através de um link que tenha o atributo “utm_campaign” igual ao preenchido. Essa ferramenta (https://ga-dev-tools.appspot.com/campaign-url-builder/) do Google te ajuda a criar links UTM, insira o mesmo termo utilizado nesse campo em “Campaign Name”. No exemplo abaixo, deixamos sem campanha UTM.

Case insensitive: Ative para não diferenciar letras maiúsculas e minúsculas no cupom ou campanha. Por exemplo, se você cadastrou "FRETEGRATIS" em "Cupom de desconto" e o seu cliente escreve "fretegratis", o cupom será válido! No exemplo abaixo, deixamos a opção marcada, o que significa que o cupom será válido com letras maiúsculas ou minúsculas.

Limite de uso por cliente: Quantos cupons cada cliente vai poder usar? Aqui você configura isso. No nosso exemplo, deixamos apenas 1 cupom por cliente.

Limite de uso total: Quantos cupons você vai oferecer nessa ação? Você pode, por exemplo, só oferecer 50 cupons (isso causa sensação de urgência e escassez no seu público e pode aumentar sua conversão). No exemplo abaixo, deixamos 100 cupons disponíveis.

Lista de clientes selecionados: Caso o cupom seja criado para algum cliente específico. Você acessa o ID do cliente através do menu lateral, em "Pedidos" -> "Clientes" e acessando o perfil do cliente específico.

Desconto concedido:

  • Percentual/Fixo: Selecione se o desconto será em um valor fixo em Reais ou em uma porcentagem do valor pedido.

  • Valor: o número em porcentagem ou Reais a ser descontado

  • Total/Subtotal/Frete: Onde o desconto será aplicado. Selecione “Subtotal” para o valor dos produtos, “Frete” para somente sobre o frete e “Total” para a soma de subtotal e frete.

Valor mínimo: Aqui você configura o valor mínimo necessário de compra para o cupom ser válido. É uma boa forma de aumentar o ticket médio da sua loja!

Montante a validar: Aqui você escolhe onde o valor mínimo será validado, se é no total ou no subtotal do carrinho.

No caso do exemplo abaixo, decidimos que o dsconto será de R$50, fixo, com valor mínimo de R$1. Esse desconto será aplicado no total do carrinho. Optamos por deixar os cupons abertos a todos os clientes da loja:

Lista de produtos da campanha: Aqui você escolhe quais produtos vão fazer parte da campanha. É necessário inserir o ID dos produtos. Para encontrar o código, você deve acessar o produto no menu lateral em "Produtos" -> "Todos os produtos", ou diretamente no link do produto em sua loja. Caso você queira que esse cupom se aplique a todos os produtos de sua loja, não precisa preencher.

Formas de encontrar o ID do seu produto:

Tela de "Todos os produtos"

Tela dos detalhes do produto

Visualização do produto na sua loja

Desconto cumulativo: marque se a promoção for aplicada junto aos descontos de pagamento/entrega.

No nosso caso, inserimos dois produtos com desconto e deixamos marcada a opção de desconto cumulativo:


A experiência do seu cliente será assim:

Agora é só usar sua imaginação e utilizar essa ferramenta da melhor forma possível! Realize ações promocionais, gere a sensação de urgência e escassez, aproveite toda a força que um cupom de desconto pode oferecer!

Se ficou com alguma dúvida, é só nos chamar no chat da plataforma! 😄

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