Alguns produtos possuem variações e neste artigo nós vamos te ensinar a configurar as variações da sua loja!

Dentro do seu painel de administrador, vá até a sessão "Produtos" -> "Todos os produtos":

Clique na imagem para ampliar

Em seus produtos, escolha aquele que você deseja criar grade de variações. Primeiro, vamos usar de exemplo o produto a seguir:

Clique na imagem para ampliar

Esse item possui 2 grades, uma de COR PRIMÁRIA com 3 variações e uma de TAMANHO com 5 variações. Para criar as variações específicas de cada produto, vá até a sessão de "Variações" dentro dele:

Clique na imagem para ampliar

Você pode adicionar as grades que desejar nessa sessão. Basta escolher o nome e inserir as variações. Sua loja já vem com algumas grades pré-existentes, mas nada impede que você crie uma grade agora. Basta clicar em "Adicionar grade" e criar. No nosso caso, vamos criar a grade "Tecido":

Clique na imagem para ampliar

Ao criar uma nova grade com variações, como foi o nosso caso, essas variações serão aplicadas às outras grades, para criar todas as combinações possíveis do seu produto:

Vamos supor que você não possui a opção da bermuda azul em poliéster, apenas em algodão. Você precisa, então, desmarcar as opções que indicam as variações AZUL e POLIÉSTER:

Essa configuração já garante que, na hora da compra, essa opção não esteja disponível para seu cliente:

Clique na imagem para ampliar

Você também pode alterar características de um item dentro de uma segmentação específica. Por exemplo: a bermuda cinza de algodão tamanho P vai custar R$20 reais mais caro. Encontre a opção e clique em "Editar variação":

Clique na imagem para ampliar

Em seguida, altere o que considerar necessário para essa variação específica:

Clique na imagem para ampliar

Para o cliente, vai aparecer dessa forma:

Ao selecionar a opção que você alterou:

Explicamos, até aqui, como alterar variação e grade de produtos de forma isolada.

Agora, vamos te mostrar a opção de "GRADE", que você vai encontrar no menu lateral, dentro da sessão "Produtos":

Clique na imagem para ampliar

Em "Grades", você vai perceber que já existem 3 grades definidas por padrão, são elas: Tamanho, Cor primária e Material.

Clique na imagem para ampliar

Vamos acessar a grade de Tamanho para te explicar como funciona.

Clique na imagem para ampliar

Dentro da grade, você deve inserir todas as variações correspondentes a ela. No exemplo acima, adicionamos as variações PP, P, M, G e XG para a grade "Tamanho".

Algumas variações podem custar mais caro para a sua loja produzir, ou simplesmente por qualquer outro critério que você deseja adotar. Nesse caso, você pode alterar o preço de cada variação. Vamos agora fazer um exemplo como se a variação XG fosse mais cara:

Para inserir um custo adicional para opção, é necessário clicar no ícone da engrenagem e escolher como o adicional será feito. No exemplo acima, inserimos um adicional de R$10 para TODOS OS ITENS que possuem o tamanho XG.

Esse é apenas um exemplo, visto que esse custo varia de item para item. Para ajustar valores e condições diferentes para cada variação, você pode seguir esse caminho, ou editar diretamente no produto que está ajustando.

Lembra da grade "Tecido", que criamos quando estávamos editando o produto? Pois bem, ela é automaticamente adicionada em "GRADES", no seu menu lateral:

Clique na imagem para ampliar

Fizemos também um vídeo de tutorial para te ajudar a visualizar melhor:

Caso tenha ficado com alguma dúvida, fique à vontade para nos chamar no chat da plataforma! Abraços e boas vendas <3

Encontrou sua resposta?